ANÁLISE DAS INDICAÇOES GEOGRÁFICAS EM AGLOMERADOS PRODUTIVOS DE PEQUENAS E MICROEMPRESAS DA MICRORREGIÃO SÃO JOÃO DEL-REI - MG
Indicação Geográfica; Tradição; Cultura; Poder Público; Geração de Valor; Associativismo.
Esta pesquisa tem como objetivo geral de analisar a realidade das indicações geográficas da microrregião de São João del-Rei, instrumentalizado pelas dimensões Território e Territorialidade; Histórica; Poder Público; Geração de Valor; Competências Locais; e Ações Coletivas, de modo a verificar o desempenho desse mecanismo de proteção no território estudado. Para isso fez-se estudos de casos que serão desenvolvidos em duas das três IGs da microrregião de São João del-Rei-MG, a saber: São Tiago e São João del-Rei. As indicações geográficas têm sido consideradas pela literatura como importante ferramenta para impulsionar o desenvolvimento territorial e econômico, principalmente em territórios formados por pequenas e microempresas. Questiona-se em alguns casos, se realmente há contribuição de uma IG nessas localidades, e para verificar isso, necessita-se de estudos voltados para avaliação de IGs, por meio de criação de metodologias apropriadas e capazes de compreenderem os reflexos desse mecanismo de proteção para a realidade do território. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e foi elaborado um questionário com 27 perguntas, em função dos itens que se desejava investigar. A natureza dos objetivos metodológicos deste estudo é classificada como explicativa e descritiva. Como ponto categórico, constatou-se que embora as duas IGs estudadas respondessem ao apelo da distinção sob um cenário cada vez mais competitivo, pareceu haver alguns pontos de vista ou arranjos que as diferenciavam. As duas tiveram questões importantes no atendimento das dimensões propostas, que refletiram no delineamento do planejamento estratégico das associações que representam as IGs. Percebeu-se uma particularidade estrutural entre a IG de São João del Rei que fabrica peças artesanais em estanho, em relação a IG São Tiago que fabrica biscoitos, que se evidencia no decorrer do estudo. Este estudo demostrou se nas duas IGs, por meio dos resultados obtidos, o selo IG, por si só, foi ou não capaz de alavancar renda e qualidade de vida aos produtores e a comunidade local. Evidenciará também a importância das estratégias de marketing que se fazem necessárias para impulsionar o selo IG para além do território, e que levam consigo os aspectos mais importantes que o selo proporciona, a saber, a história, cultura e tradição que estão presentes nos produtos fabricados.