Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE PATRICIA RESENDE SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIANE PATRICIA RESENDE SILVA
DATA : 01/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminário - PGDPLAT - sala 2.18
TÍTULO:

EFEITOS DA COVID-19 SOBRE O TEMPO SOCIAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MINAS GERAIS, UMA ABORDAGEM DA ECONOMIA FEMINISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Divisão sexual do Trabalho; Tempo social; Pandemia Covid-19; Docentes da educação básica; Economia feminista.


PÁGINAS: 116
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os efeitos da pandemia Covid-19 sobre o tempo social dos profissionais da educação básica da rede pública estadual em Minas Gerais, do ponto de vista da divisão sexual do trabalho no Brasil. Para tal, o presente estudo valeu-se de revisão da literatura teórico-empírica nacional e internacional; de aplicação de questionários e da Análise Estatística Descritiva destes dados primários. Como ponto crucial, constatou-se que o cenário pandêmico acarretou, de fato, o alargamento do volume de trabalho doméstico e de cuidados, na esfera reprodutiva. Isto se evidencia pelo aumento de 6,24% no estrato de professoras que, a partir da pandemia, passaram a despender mais de 20 horas semanais, na execução das atividades domésticas e/ou de cuidados e pela ampliação de 6,37% no estrato de professores que passaram a dedicar de 9 a 12 horas semanais. Tal cenário culminou, também, na expansão do volume de trabalho docente, na esfera produtiva, uma vez que 88,57% destes profissionais alegaram a ocorrência de ampliação da jornada laboral diária, em virtude da pandemia. O panorama identificado evidencia o quanto a divisão sexual do trabalho ainda oprime e sobrecarrega as mulheres, em função da considerável parcela de tempo dedicado às atividades domésticas e de cuidados. A partir da pandemia, grande parte das professoras alegou o aumento de 5 a 8 horas semanais de dedicação a estas tarefas, ao passo que, para os professores, a expansão foi de 1 a 4 horas semanais. O resultado apurado veio a ratificar a hipótese de que as novas atribuições e papéis dos docentes da educação básica, advindos da pandemia e do ensino remoto, afetaram, sobremaneira, a utilização de seu tempo social e, consequentemente, sua qualidade de vida, em especial das docentes – responsáveis pelas atividades domésticas e de cuidados. Os principais resultados estão alinhados à Teoria Seniana, diante do cenário de aumento da pobreza de tempo, ora encontrado, que contribui para o cerceamento prático da liberdade da mulher e acaba por obstaculizar a evolução plena de suas capacidades, o que, em última instância, impacta no desenvolvimento da sociedade, como um todo


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1317119 - SIMONE DE FARIA NARCISO SHIKI
Interno - 2312150 - DOUGLAS MARCOS FERREIRA
Notícia cadastrada em: 01/11/2022 08:59
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