Ambiente virtual 3D para o ensino de vacinação
Mundo virtual, simulação, sala de vacina, imunização, ensino, capacitação, Unity, SUS, UTAUT.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973 pelo Ministério da Saúde do Brasil, é responsável pela regulação sobre a sala de vacinação, o que inclui os procedimentos operacionais em relação a sua utilização. O enfermeiro é responsável pela supervisão da sala de vacinação e pelo processo de educação permanente da equipe, sendo necessário realizar capacitações periodicamente. No entanto, as capacitações geralmente não ocorrem de maneira sistematizada e são normalmente focadas na atualização do calendário vacinal. Assim, é proposto neste trabalho o uso de abordagens inovadoras, como mundos virtuais, jogos digitais e metodologias ativas para contribuir com um ambiente de ensino e capacitação para os enfermeiros. A pesquisa é delineada segundo a metodologia Design Science Research (DSR), contando com a orientação de uma equipe multidisciplinar, em que foi modelada e desenvolvida uma simulação para treinamento voltada para computadores pessoais e um ambiente auxiliar para a criação e edição de novos cenários para a aplicação com o motor de jogo Unity. Foram executadas duas avaliações, uma com juízes especialistas para validar o artefato construído por meio do método Delphi e outra com aprendizes, para validar a usabilidade e aceitação de tecnologia por meio dos métodos SUS e UTAUT2. A partir dos resultados foi possível evidenciar que a simulação proposta possui boa usabilidade de acordo com o método SUS (Score de 81,38) e, pela análise promovida pelo UTAUT2, destaca-se que as Condições Facilitadoras e as Motivações Hedônicas afetam negativamente a Intenção Comportamental dos usuários. Destacam-se problemas de não fidelidade de objetos tridimensionais na simulação, bem como problemas gerais de interação com alguns elementos e movimentação do avatar. Desta forma, verificou-se que a simulação proposta foi aceita pelos juízes e possui boa usabilidade e aceitação em relação a avaliação dos aprendizes, e, portanto, consiste em uma alternativa viável para o ensino e capacitação em salas de vacina.