Os desafios do teletrabalho na administração pública: um estudo em uma instituição federal de ensino
Teletrabalho; Administração Pública Federal; Desafios; Estratégias; Programa de Gestão e Desempenho
O teletrabalho vem sendo implementado nas Instituições Federais de Ensino por meio da adoção ao Programa de Gestão e Desempenho. Como em qualquer processo de mudança organizacional, há desafios a serem enfrentados pelos indivíduos envolvidos e que, consequentemente, acabam por formular estratégias de superação. Nesse contexto, a presente dissertação buscou responder ao seguinte problema: quais os principais desafios enfrentados por servidores técnico-administrativos em educação participantes do Programa de Gestão e Desempenho em regime de teletrabalho? Para responder à questão e atender ao objetivo geral de analisar tais desafios e dificuldades, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com indivíduos envolvidos no processo de execução do Programa de Gestão e Desempenho na instituição federal de ensino pesquisada, a fim de identificar suas percepções. As respostas foram analisadas à luz do referencial teórico, para que fosse formulado o produto tecnológico - um Relatório Técnico Conclusivo contendo um Plano de Ações Integradas para o Programa de Gestão e Desempenho executado na instituição estudada. O estudo torna-se relevante em três aspectos: promove o conhecimento sobre o teletrabalho ambientado em Instituições Federais de Ensino; apresenta a aplicação e experiência do Programa de Gestão e Desempenho e, por fim, apresenta oportunidades de melhoria e desenvolvimento do teletrabalho na Administração Pública Federal brasileira.