MATURIDADE EM GESTÃO DE PROJETOS E CULTURA ORGANIZACIONAL EM UMA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Gestão de Projetos; Cultura Organizacional; Análise de Maturidade.
A gestão de projetos tem se constituído como uma prática gerencial amplamente utilizada por organizações públicas que buscam atingir seus objetivos institucionais com eficiência e qualidade. Dessa forma, identificar o nível de maturidade na gestão de projetos é essencial para entender a situação atual e desenhar planos de melhoria, ampliando assim a capacidade da organização em executar seus projetos com qualidade para a população. Um elemento importante a ser considerado na análise e proposição de qualquer prática administrativa é a cultura organizacional, que se refere às crenças, valores, normas e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização. Esses elementos podem ter um impacto direto na maneira como os projetos são gerenciados. Para refletir esses aspectos, foi realizada a aplicação da análise de maturidade em gestão de projetos utilizando o modelo de Prado como método de avaliação. O resultado situou a Secretaria de Estado de Educação estudada em um nível regular de maturidade em gestão de projetos e acima da média obtida pelas organizações públicas participantes da pesquisa mais recente realizada pela instituição propositora do modelo. Os resultados setoriais indicaram que o setor onde os projetos têm teor, majoritariamente, pedagógico apresentaram índices de maturidade menos elevados. A fim de investigar melhor os resultados e propor melhorias mais efetivas, uma pesquisa etnográfica foi realizada, para contextualizar os aspectos da cultura organizacional local com os resultados obtidos na análise diagnóstica. Pode-se destacar que alguns traços culturais presentes no ambiente organizacional da Secretaria, como a flexibilidade, plasticidade, desigualdade de poder e hierarquia, reformismo, alta rotatividade de cargos e a influência dos aspectos políticos nos processos administrativos e operacionais influenciam diretamente na gestão de projetos da organização. Dessa forma, de posse de ambas as análises, foi possível desenhar os planos de ação para a melhoria dos níveis de maturidade na gestão de projetos da organização, considerando a dimensão cultural e ampliando, assim, as chances de sucesso na aplicação da melhoria da maturidade em gestão de projetos da Secretaria de Estado de Educação estudada.