Banca de QUALIFICAÇÃO: Ana Paula Nogueira Godoi

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ana Paula Nogueira Godoi
DATA : 29/08/2025
HORA: 13:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ALTERAÇÕES BUCAIS DURANTE A GESTAÇÃO E SUA ASSOCIAÇÃO COM DESFECHOS MATERNO-FETAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Gravidez, Anormalidades da boca, Resultado da gravidez


PÁGINAS: null
RESUMO:

Esta tese teve como objetivo investigar a associação entre alterações bucais e desfechos gestacionais materno-fetais em gestantes atendidas na rede pública de saúde de um município de médio porte de Minas Gerais. A pesquisa, de delineamento longitudinal (coorte retrospectiva e prospectiva), foi conduzida entre 2019 e 2025, envolvendo 681 gestantes acompanhadas ao longo do pré- natal em Unidades Básicas de Saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde. A proposta surgiu diante da lacuna de estudos brasileiros que relacionem, de forma sistemática, a saúde bucal à gestação em contextos fora dos grandes centros urbanos. As alterações bucais foram avaliadas clinicamente; por meio de entrevistas estruturadas, foi realizada a análise de fatores sociodemográficos, clínicos e comportamentais. Além da caracterização do perfil das participantes, foram analisadas variáveis como adesão ao cuidado odontológico, morbidades maternas e a ocorrência de desfechos desfavoráveis, incluindo parto prematuro, pré-eclâmpsia, near miss materno e morte fetal.

Foram recrutadas 1.425 gestantes, das quais 681 compuseram a amostra final após exclusões por ausência de dados hospitalares e duplicidade de gestações. Os resultados apontaram que a maioria tinha entre 18 e 34 anos, baixa renda, escolaridade até o ensino médio e não apresentava hábitos nocivos, embora relatasse dieta rica em açúcares e pouca atividade física. Observou-se elevada prevalência de alterações bucais, como gengivite, cálculo e periodontite. A higiene bucal foi majoritariamente classificada como regular. Apesar da limitada orientação sobre o pré-natal odontológico, 99,9% das participantes realizaram ao menos uma consulta odontológica. A atuação da equipe de pesquisa junto às unidades básicas de saúde pode ter contribuído para um alto índice de adesão ao cuidado odontológico entre as gestantes da amostra.

A tese destaca a importância da integração entre saúde bucal e pré-natal como estratégia para reduzir desigualdades, promover cuidado integral e melhorar os desfechos maternos e perinatais. As evidências obtidas podem subsidiar políticas públicas mais sensíveis às realidades locais, reforçando a relevância da atenção primária na promoção da saúde da mulher e do binômio mãe-bebê.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1821418 - CAMILA TEIXEIRA VAZ
Externa à Instituição - JUSSARA DE SOUZA MAYRINK NOVAIS - UFMG
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA DUARTE FERREIRA - UMSP
Notícia cadastrada em: 26/08/2025 11:13
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01