Banca de DEFESA: RAQUEL BASSALO NEVES VILELA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL BASSALO NEVES VILELA
DATA : 09/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ANÁLISE DA ACEITAÇÃO DO APLICATIVO e-SUS TERRITÓRIO DA ESTRATÉGIA e-SUS ATENÇÃO PRIMÁRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Sistemas de Informação em Saúde; Políticas de e-Saúde; Tecnologias da informação; Aplicativos móveis.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

VILELA, R. B. N. Análise da aceitação do aplicativo e-SUS Território da estratégia e-SUS APS. 2022. 84p. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São João del-Rei, Divinópolis, 2022.

 

RESUMO

 

Introdução: O e-SUS Território integra o sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e foi desenvolvido para ser usado via dispositivos móveis, informatizando o processo de trabalho dos ACS. É uma iniciativa pioneira no âmbito nacional e, portanto, traz mudanças significativas no cotidiano de trabalho deles. Neste sentido, torna-se importante analisar fatores que possibilitam a aceitação ou rejeição desta inovação tecnológica por parte destes profissionais. Objetivo: Analisar a aceitação do aplicativo e-SUS Território e-SUS APS pelos ACS. Método: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa com delineamento do tipo estudo de caso. O corpo analítico constituiu-se dos comentários de usuários do aplicativo registrados na plataforma Play Store e leis, portarias e documentos oficiais do MS sobre o e-SUS Território. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Temática, sistematizada por meio do programa Open Logos. Como modelo teórico adotou-se o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Foram definidas previamente duas categorias analíticas: facilidade de uso percebida e utilidade percebida. Resultado: Os dados analisados permitem inferir que foram identificadas facilidades e utilidades no uso do e-SUS Território. É considerado como um bom app com ótimo layout, de fácil manuseio, contribuindo para melhorar o desempenho no cotidiano de trabalho. Porém possui algumas dificuldades na sincronização, na atualização ocasionando erros nos cadastros e duplicação de cidadãos e perdas de registros de visitas levando assim um retrabalho para os ACS. Outras dificuldades são apontadas como a desorganização dos cadastros e acesso a unificações somente pelos enfermeiros e obrigatoriedade de alguns campos. App também é considerado um útil, prático e rápido, pois agiliza na execução de atividades, reduz o uso de papel e é útil em locais de difícil acesso à internet. Algumas sugestões são relatadas. Conclusão: O estudo identificou por parte desses profissionais que o aplicativo e-SUS Território tem sido caracterizado como um bom aplicativo, sendo identificado por parte dos ACS que facilidades e utilidades contribuem diretamente para a boa intenção de comportamento do uso do aplicativo no cotidiano de trabalho. Vale destacar que são necessários ajustes no mesmo para correção de problemas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RICARDO BEZERRA CAVALCANTE
Externo à Instituição - SEBASTIÃO JÚNIOR HENRIQUE DUARTE - UFMS
Presidente - 1716637 - TARCISIO LAERTE GONTIJO
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 14:31
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06