Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA DOS SANTOS
DATA : 18/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO BREVE PARA PROMOÇÃO DA ADESÃO AOS ANTIDIABÉTICOS ORAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes Mellitus Tipo 2; Adesão à Medicação; Hipoglicemiantes; Enfermagem.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

SANTOS G. Desenvolvimento de estratégia de intervenção breve para promoção da adesão aos antidiabéticos orais. 2023. XXp. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São João del-Rei, Divinópolis, 2023.

RESUMO

Introdução: A adesão ao tratamento medicamentoso é considerada um fator determinante para o sucesso do tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Estratégias de intervenção baseadas em modelos teóricos, como o Implementation Intentions têm apresentado efeitos positivos sobre a adesão aos antidiabéticos orais (ADO) e, consequentemente, melhora dos níveis glicêmicos. Entretanto, as estratégias identificadas na literatura têm um perfil longo. Assi, o presente estudo almeja elaborar uma estratégia breve utilizando o modelo da Implementation Intentions com vistas a promover o comportamento de adesão aos antidiabéticos orais. Essa nova etapa é primordial para a construção de uma nova intervenção breve, de baixo custo e mais factível de ser aplicada na prática. Objetivos: Desenvolver uma intervenção breve baseada na estratégia “implementation intention” para a promoção da adesão aos antidiabéticos orais em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. Métodos:  Estudo metodológico, realizado em unidade de saúde primária de Minas Gerais, Brasil, entre os meses de maio de 2022 e abril de 2023. As etapas percorridas envolveram construção da estratégia de intervenção, validação de conteúdo e de face por juízes e testagem por pessoas com DM2. O modelo teórico da estratégia “implementation intention” foi seguido para elaboração da estratégia de intervenção. Resultados: A estratégia de intervenção denominou-se ““Plano de enfrentamento de dificuldades para a tomada dos antidiabéticos orais”. A versão final validada foi composta por um tópico de instruções, um tópico explicando o comportamento pretendido, uma coluna com 13 dificuldades e uma coluna com 16 soluções. O valor geral do índice de validade de conteúdo foi 0,99; a concordância entre os juízes foi estatisticamente significante em todos os itens avaliados (p <0,001). Na testagem com o público-alvo, 11 pessoas com DM2 e em uso de antidiabéticos orais avaliaram a compreensibilidade da estratégia de intervenção por meio da entrevista cognitiva; não foram identificadas dificuldades de compreensão, presenças de ambiguidades ou interpretações errôneas. Conclusão: A estratégia de intervenção breve obteve adequada validade e compreensibilidade. Esta tecnologia pode fundamentar profissionais de saúde, principalmente de enfermagem, a melhorar sua abordagem aos usuários com DM2 em relação à adesão aos ADOs.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3013125 - DANILO DONIZETTI TREVISAN
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO
Externa à Instituição - ROBERTA CUNHA MATHEUS RODRIGUES - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 10/08/2023 08:31
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04