ENSINO DO USO INICIAL DE INSULINA À PESSOA COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIO SIMULADO
Diabetes Mellitus tipo 2; Insulina; Simulação; Construção de cenário; Educação em enfermagem
AUTOR. Título. 2023. XXp. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São João del-Rei, Divinópolis, 2023.
Introdução: A simulação clínica apresenta-se enquanto estratégia de ensino viável para preparar discentes e profissionais no cenário da prática assistencial. Para a condução desta estratégia, as boas práticas do International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL) Standards Committee recomendam o uso de cenários clínicos da vida real, pois permitem reproduzir acontecimentos comuns do cotidiano de modo sistematizado e assistencial; por exemplo, a consulta de enfermagem a pessoas com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em uso de insulina. Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral construir e validar um cenário simulado para realização da consulta de enfermagem a pessoas com diabetes mellitus tipo 2 que iniciaram o tratamento medicamentoso com insulina por estudantes de enfermagem. Métodos: Tratar-se-á de um estudo metodológico, que se refere às investigações dos métodos de obtenção, organização e análise de dados, tratando da elaboração, adaptação, validação e avaliação de instrumentos e técnicas de pesquisa. O estudo ocorrerá no laboratório de habilidades e simulação da Universidade Federal de São João del Rei, campus Dona Lindu.