TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ESTUDO DAS MÃES E DAS CRIANÇAS COM TEA ATENDIDAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (CMAEE)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que compromete as habilidades sociais, comunicacionais e comportamentais do indivíduo. A prevalência de TEA tem aumentado significativamente, no Brasil segundo o último censo demográfico (2022) há 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com esse transtorno (1,2% da população). Diante disso, exigindo maior atenção por parte dos sistemas de saúde e educação, especialmente no contexto das famílias e dos cuidadores. Este estudo teve como objetivo analisar a frequência de TEA em Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado (CMAEE) no município de Carmo do Cajuru-MG e identificar o perfil das crianças e das mães de crianças com esse diagnóstico, além do contexto familiar e sobrecarga desse grupo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, observacional e transversal, conduzida em 2025, com base na aplicação de questionário estruturado e análise de fichas de matrícula. A investigação abrangeu primeiramente uma pesquisa sobre os aspectos históricos e etiológicos do TEA (capítulo I), a caracterização da frequência de TEA e identificação do perfil de crianças e das mães com crianças com TEA (capítulo II) e uma revisão narrativa sobre a sobrecarga emocional e social enfrentada por mães de crianças autistas (capítulo III). Os resultados esperados incluem a identificação do aumento na frequência de TEA, além de evidenciar a sobrecarga das mães, apontando para a necessidade de suporte e olhar atento para esse grupo. O conhecimento aprofundado do contexto familiar, principalmente se tratando do Transtorno do Espectro Autista, fortalece a formulação de políticas públicas intersetoriais eficazes, direcionadas ao acolhimento integral e à continuidade do cuidado das famílias.