Banca de DEFESA: SIMONE MARQUES DA SILVA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE MARQUES DA SILVA CARVALHO
DATA : 17/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

RELAÇÕES TECIDAS NA CRECHE: O BEBÊ, O LIVRO, A PROFESSORA E AS PROFERIÇÕES LITERÁRIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Creche. Bebês. Livro literário. Literatura. Proferição literária.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

O presente trabalho trata de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-
graduação em Educação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares – Mestrado em

Educação, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais, vinculado ao
grupo de pesquisa Centro de respeito às infâncias e suas aprendizagens (CRIA) e a uma
pesquisa interinstitucional denominada “Leitura e práticas pedagógicas na escola da Infância
em tempos de pandemia: ação docente para o ensino e aprendizagem on-line e presencial”. A
investigação tem como foco as práticas literárias com bebês em uma creche pública do
município de São João del-Rei. Parte-se da seguinte problemática: qual é o meio oferecido aos
bebês no que se refere às práticas com livros de literatura? Que relações os bebês estabelecem
com o livro durante a proferição das histórias? O objetivo é observar, analisar e refletir sobre
os determinantes da interação dos bebês com o livro literário na creche. Para tanto, é realizada
uma pesquisa qualitativa por meio de observação participante, em uma creche municipal da
rede pública. Como procedimentos metodológicos, foram feitas filmagens, fotografias, diário
de campo e levantamento de documentos nacionais, dentre eles as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e
alguns utilizados ou produzidos pela creche, como o Currículo Referência de Minas Gerais
(CRMG), o plano de aula e o Regimento Escolar. Para compor o arcabouço teórico, são
utilizadas algumas premissas da Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos estudos sobre a
mediação, o papel do meio e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores dos bebês.
Os estudos realizados possibilitam constatar que a importância do direito de atendimento
educacional na creche vem sendo construída historicamente, mas há muito que avançar. Os
resultados evidenciam que os bebês se relacionam com a cultura literária a partir das
possibilidades de interação oferecidas pelo meio em que se encontram imersos. Mesmo não
falando ou lendo convencionalmente, os bebês demonstraram capacidade de participação ativa
das práticas de linguagem. Identificou-se que a organização do espaço físico, a intencionalidade
nas proferições e a qualidade do acervo influenciam na participação dos bebês nas práticas
literárias, podendo favorecê-la ou restringi-la. Como considerações finais, depois de observar,
analisar e refletir sobre os determinantes da interação dos bebês com o livro literário na creche,
conclui-se que, considerando o bebê como sujeito ativo de linguagem, torna-se fundamental o
planejamento das práticas literárias na creche com intencionalidade, potencializando o
desenvolvimento das funções psíquicas superiores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1005053 - AMANDA VALIENGO
Externa à Instituição - CYNTIA GRAZIELLA GUIZELIM SIMÕES GIROTTO - UNESP
Interna - 1999919 - GIOVANA SCARELI
Notícia cadastrada em: 27/06/2025 14:36
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