Ensino de História Local na Construção da Identidade dos Alunos em Moçambique. Caso da Escola Secundária Eduardo Mondlane-Chimoio (2018-2023)
Ensino, História, Local, Identidade, Alunos, Chimoio.
O presente trabalho investiga o impacto do ensino de História Local na construção da identidade dos alunos na Escola Secundária Eduardo Mondlane em Chimoio, Moçambique, entre 2018 e 2023. A pesquisa adota uma abordagem mista, utilizando métodos qualitativos e quantitativos descritivos, com ênfase na técnica de entrevista semi-estruturada para coleta de dados. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Basílio (2006 e 2012), Barbosa (1998), Bittencourt (2004), Gonçalves (2007), Rusen (1997), Freire (1996) e Schmidt et al. (2009). O estudo revela uma preocupante negligência no ensino da história local, observada pela falta de visitas de estudo a locais históricos e a ausência de consultas aos líderes comunitários. Consequentemente, muitos alunos concluem o Ensino Secundário Geral sem um conhecimento básico sobre a história de sua comunidade, cidade ou bairro. Em contrapartida, o currículo educacional moçambicano orienta que 20% das aulas sejam baseadas em evidências e fatos locais para promover uma aprendizagem relevante e contextualizada. A pesquisa identifica vários obstáculos para a implementação eficaz do ensino de história local: limitações orçamentárias que dificultam a organização de visitas de estudo; a falta de integração desses conteúdos nos programas oficiais do Ensino Secundário Geral; e a ausência de matérias de história local nos exames finais e testes provinciais das classes 8ª a 12ª. Além disso, a pandemia de Covid-19 exacerbou ainda mais esses desafios, impactando negativamente o ensino de história local. Esses fatores têm sérias implicações para o processo de construção da identidade dos alunos, afetando sua autoestima, consciência histórica, espírito patriótico e senso de pertencimento. Portanto, sugere-se uma reprogramação do currículo educacional para incluir matérias de história local a partir da 8ª classe, a inserção dessas matérias nos testes provinciais, a alocação de orçamento adequado para atividades de campo, e a integração dos saberes locais nos planos de ensino dos professores de história. Ao abordar essas questões, esta pesquisa pretende contribuir para um ensino de história mais inclusivo e significativo, capaz de fortalecer a identidade e o senso de pertencimento dos alunos em Moçambique.