Representações do agir docente em relatos de experiência: aspectos linguísticos e discursivos
Palavras-chave: Relato de experiência; Interacionismo Sociodiscursivo; Agir docente.
O relato de experiência constitui um importante gênero no contexto educacional, configurando-se como uma ferramenta essencial para a sistematização, conexão e disseminação de práticas realizadas em contextos acadêmicos e profissionais. Trata-se de um gênero que não apenas permite a reflexão crítica sobre a prática docente, mas também contribui para o aprimoramento de intervenções futuras e para o fortalecimento do diálogo entre teoria e prática. Assim, ancorado no referencial teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), conforme proposto por Bronckart (1999) e Bronckart e Machado (2009), o presente estudo compreende os gêneros como instrumentos mediadores das atividades humanas e formas de agir discursivamente situadas. A pesquisa adota uma abordagem teórico-metodológica qualitativa e interpretativa, estruturada em três etapas: (i) análise documental do ofício e modelo prescritivo da CAPES que orientam a produção dos relatos na RP; (ii) análise de um relato de experiência modelar sob a perspectiva do ISD, considerando o nível organizacional, examinando a estrutura e a composição do texto; o nível enunciativo, voltado às marcas de pessoa e às vozes discursivas; e o nível semântico, que focaliza a semiologia do agir.; e (iii) a análise através de categorias que caracterizam a representação do agir docente nos relatos de experiência, enfatizando os aspectos linguísticos e discursivos presentes. A investigação busca compreender como os residentes representam o trabalho educativo e constroem discursivamente a própria identidade profissional por meio da escrita do relato. Espera-se identificar as estratégias linguísticas e discursivas que materializam o agir docente, bem como as funções formativas e comunicativas do gênero no processo de formação inicial.