Teatro da mente: o papel da écfrase em actual-plays de RPGs de mesa
actual-play; RPG de mesa; Critical Role; écfrase; intermidialidade
“Actual-play” é um dos termos atualmente utilizados para designar um formato narrativo emergente que ganhou certa popularidade online na última década. Resumidamente, um actual-play é uma forma improvisada e colaborativa de narrativa composta por sessões filmadas de jogos de RPG (role-playing games) na qual um dos participantes atua como o Mestre – uma espécie de narrador – enquanto os outros participantes – os jogadores – encarnam personagens de sua própria criação. Enquanto formato narrativo, a natureza colaborativa e improvisada do actual-play significa que a maior parte dos cenários, objetos e ações precisam ser representados verbalmente, ainda que recursos textuais, visuais e sonoros pré-preparados sirvam de apoio ocasional. Assim sendo, a écfrase – a suscitação de imagens mentais através de uma representação verbal – exerce um papel importante nos RPGs de mesa como um todo, e no actual-play enquanto uma mídia narrativa. Na comunidade de jogadores, a expressão “teatro da mente” é utilizada para descrever situações em que recursos visuais estão indisponíveis, e os participantes devem visualizar a cena em suas próprias mentes. Dessa forma, o sucesso do actual-play enquanto narrativa depende da efetuação da enargeia nos jogadores e telespectadores. Considerando os aspectos intermidiais do actual-play, a dissertação busca analisar a maneira como a écfrase, enquanto recurso retórico proveniente da Grécia Antiga, aparece aqui em um novo contexto digital. Para tal, a investigação incluirá uma análise de trechos selecionados do actual-play de sucesso Critical Role (2015) com os quais pretendemos demonstrar os mecanismos e as possibilidades do discurso ecfrástico no actual-play.