ESTRATÉGIAS DO DISCURSO POLÍTICO-RELIGIOSO DE BOLSONARO: UMA ANÁLISE CRÍTICA E MULTIMODAL DE POSTAGENS NO INSTAGRAM
Discurso político-religioso; Jair Bolsonaro; análise multimodal; Análise Crítica do Discurso; Gramática do Design Visual.
A pesquisa analisa, numa perspectiva crítica e multimodal, as estratégias linguístico-discursivas utilizadas pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro, no ano de 2020, para a projeção de discursos político-religiosos em postagens de sua conta pessoal na rede social Instagram. Por meio dos passos analíticos do modelo tridimensional do discurso (Fairclough, 2001), são investigadas as dimensões dos conteúdos linguísticos (imagem e texto) e das práticas discursiva e social. Especificamente, as imagens são analisadas por meio da Gramática do Design Visual(Kress e Van Leeuwen, 1996, 2000, 2001, 2006); e as legendas por meio das categorias de análise textual da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001). Em concomitância, investiga-se a intertextualidade e interdiscursividade que perpassam e constituem as publicações sobre as religiões católicas e evangélicas, de modo a debater como os discursos podem ser moldados por fatores sociais. O quadro teórico também estabelece as relações entre política (Magenta, 2018; Fernandes, 2025, dentre outros) e religião (Batistella, 2023; Emmerick, 2010), dentre outros) no Brasil, o contexto da epidemia da Covid-19 e reflete sobre as redes sociais e o funcionamento do Instagram (Oliveira, 2014; Silva, 2012), dentro outros). O corpus é composto por 21 publicações realizadas entre 7 janeiro e 22 de novembro de 2020.