"HAVIA UM ABRAÇO NA MORTE": A PRESENÇA DO DIALOGISMO NA TRANSMIDIAÇÃO DO ROMANCE MRS. DALLOWAY PARA O FILME AS HORAS
dialogismo; Virginia Woolf; Mrs. Dalloway; As Horas; intermidialidade.
Mrs. Dalloway, romance de Virginia Woolf, narra um dia da vida de Clarissa Dalloway. O filme As Horas, dirigido por Stephen Daldry, conta a história de três protagonistas que apesar de estarem em cidades e tempos distintos, têm suas vidas entrelaçadas. A dualidade entre vida e morte é o tema central das obras Mrs. Dalloway e As Horas, criando uma conexão entre as narrativas. O objetivo desta dissertação é discutir o modo como a morte é o fio condutor do dialogismo entre o romance e o filme. Para tal, analisamos o romance e o filme a partir da investigação das midialidades da obra de Woolf que são transmidiadas para o filme e como essas podem ajudar o leitor e espectador a compreender melhor o romance de Woolf. Para isso, utilizamos o modelo de comunicação de Lars Elleström (2021), e o dialogismo na intermidialidade pela perspectiva de Jørgen Bruhn (2011, 2013, 2021, 2024). Em nossa análise, foi possível compreender que o espaço, o tempo e a morte são elementos intrínsecos ao romance de Woolf, e ao serem transmidiados para o filme de Daldry, sofrem modificações de acordo com as especificidades da nova mídia. Além disso, essas especificidades da mídia filme contribuem para que o espectador possa entender a importância da morte na narrativa, já que no romance ela é silenciosa e no filme torna-se visível. Ao contrapor os objetos de estudo, observamos que o filme transmidia muito além da temática de Mrs. Dalloway como também as estratégias narrativas da autora do romance. Assim, o dialogismo entre as obras colabora para que o espectador/leitor enxergue como ambas as narrativas estão apresentando a morte como um lembrete da efemeridade da vida.