ENUNCIAÇÃO E SENTIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
Base Nacional Comum Curricular. Semântica da Enunciação. Perspectiva enunciativa. Ensino de análise linguística.
Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a Base Nacional Comum Curricular, ancorada em uma perspectiva enunciativa-discursiva da linguagem, considera a ‘enunciação’ como fundamento da sua abordagem no ensino de Língua Portuguesa (LP), em específico, no eixo de análise linguística/semiótica. Além disso, também busca compreender como essa perspectiva é assumida pelos livros didáticos, em conformidade com os limites teóricos estabelecidos pela BNCC, e adotada pelos(as) professores(as) de LP nas atividades pedagógicas que propõem para trabalhar o exercício crítico da linguagem com o corpo estudantil. Para tanto, esta pesquisa se ancora nos pressupostos teóricos estabelecidos pelas Teorias Enunciativas, dando maior destaque à Semântica da Enunciação, a fim de verificar se a BNCC e os livros didáticos estão alinhados, de maneira consistente, em uma das teorias que desenvolvem a linguagem sob a ótica enunciativa e perceber como isso reflete na prática docente. A metodologia utilizada na pesquisa é de caráter quali-quantitativo. Essa escolha se dá por concordarmos com Demo (2002) que uma análise qualitativa, para ser bem desenvolvida, precisa cercar-se de uma base empírica. As categorias utilizadas se resumem em ‘procedimento de sondagem’ (Guimarães, 2023) e ‘rede enunciativa’ (Dias, 2018). Os resultados apontam, de modo geral, para uma falta de alinhamento entre BNCC, materiais didáticos e prática docente, evidenciando a necessidade de maior consolidação teórica e coerência entre os diferentes níveis de mediação do ensino de Língua Portuguesa.