JOGOS E O MASSACRE DE SUZANO: ANÁLISE CRÍTICA DOS DISCURSOS PRÓ E CONTRA GAMES NA REPORTAGEM DO SPORTV
Palavras-chave: violência; Análise Crítica do Discurso; Massacre de Suzano; jogos eletrônicos.
RESUMO
Esta dissertação versa sobre as discussões referentes a violência e jogos eletrônicos, e tem como objetivo geral analisar os tensionamentos representados pela mídia entre discursos pró e contra games. No que tange aos objetivos específicos, elencamos: descrever as construções culturais e sócio-históricas em torno de violência e jogos; investigar como o Massacre de Suzano repercutiu em parte da mídia, especialmente, nas discussões sobre violência em jogos; e comparar em análise elementos da materialidade discursiva que demonstram tensão entre discursos pró e contra games, e sua repercussão discursiva. Entendemos neste trabalho que o discurso consiste numa prática de representação e significação do mundo, constituindo e construindo o mundo em significado (FAIRCLOUGH, 2001a). Nessa perspectiva, o discurso midiático ganha relevância, considerando sua alta disseminação e sua potencial capacidade de formação de opinião e, portanto, investigar esses discursos é importante nos estudos que envolvem mídia e sociedade. Essa investigação se faz relevante nesta pesquisa por decorrência dos altos índices de violência em instituições brasileiras de ensino, principalmente, pelo considerável aumento no número de ataques à escolas no país. Em vista disso, é relevante estudar esse fenômeno social através desses discursos midiáticos, a fim de observar e investigar as formas como os meios de comunicação estão desenvolvendo e veiculando essa problemática. Em termos de teoria, esta pesquisa se apoia principalmente nos estudos da Análise Crítica do Discurso proposta por Fairclough (2001a), sob a perspectiva do modelo tridimensional. O corpus deste estudo é constituído por uma reportagem do portal jornalístico/esportivo SporTV, veiculada dias após a tragédia de Suzano. Como resultados iniciais, destacamos que os discursos pró e contra games se encontram em oposição, em defesa de perspectivas opostas: uma em favor do meio digital, dos produtores e desenvolvedores de jogos eletrônicos; e outra contra o meio lúdico, defendida principalmente por algumas autoridades políticas. Destacamos ainda que o portal SporTV se posiciona a favor dos videogames, uma vez que o meio jornalístico/esportivo tem interesse na defesa dos games. Por fim, acreditamos que esta dissertação possa contribuir nos estudos sobre violência e jogos eletrônicos, com ênfase nos atentados contra instituições de ensino, suas possíveis causas e motivações, e na forma como frequentemente os games são envolvidos nessas discussões, tanto pelas mídias quanto por políticos e autoridades.