Banca de DEFESA: THAYS RAMOS PARREIRAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYS RAMOS PARREIRAS
DATA : 20/07/2026
HORA: 13:00
LOCAL: On line
TÍTULO:

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE UM POLÍMERO MOLECULARMENTE IMPRESSO COMO ADSORVENTE EM MICROEXTRAÇÃO EM SORVENTE EMPACOTADO PARA A DETERMINAÇÃO DE ACEBUTOLOL EM SALIVA 


PALAVRAS-CHAVES:

Acebutolol; Polímero molecularmente impresso; Microextração em sorvente empacotado; Cromatografia líquida de alta eficiência; Saliva artificial.  


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Este trabalho descreve a síntese, caracterização e aplicação de um polímero molecularmente impresso (MIP) como adsorvente seletivo para a pré-concentração de acebutolol (ACE) em amostras de saliva artificial, empregando a técnica de microextração por sorvente empacotado (MEPS) acoplada à cromatografia líquida de alta eficiência com detecção UV (HPLC-UV). O MIP e o polímero não impresso (NIP) foram sintetizados por polimerização radicalar em bulk e caracterizados por MEV, FTIR, molhabilidade e determinação do ponto de carga zero. As imagens de MEV evidenciaram a formação de materiais particulados com morfologia irregular, heterogênea e presença de aglomerados, característica associada ao processo de síntese e moagem dos polímeros. Os espectros de FTIR do MIP e do NIP apresentaram perfis semelhantes, indicando a formação da matriz polimérica e a remoção da molécula molde após a etapa de lavagem. Além disso, foram observadas bandas características em 1718 cm⁻¹, atribuída ao estiramento C=O, em aproximadamente 1153 e 1240 cm⁻¹, relacionadas ao estiramento C–O, e em 2970 cm⁻¹, atribuída ao estiramento C–H de grupos alifáticos. A avaliação da molhabilidade mostrou que o MIP apresentou ângulo de contato de 95°, indicando comportamento levemente hidrofóbico, enquanto o NIP apresentou ângulo de 70°, caracterizando maior caráter hidrofílico. O pH do ponto de carga zero do MIP foi estimado em aproximadamente 3,28, auxiliando na compreensão das interações entre o material e o ACE durante o processo de extração. A metodologia de preparo de amostras foi otimizada avaliandose solvente e volume de lavagem e de eluição, pH da amostra, quantidade de sorvente, volume de amostra e número de ciclos de aspiração/dispensação. As melhores condições compreenderam o uso de hexano como solvente de lavagem, acetonitrila como solvente de eluição, pH 6,0, 7 mg de sorvente, 200 µL de amostra, 250 µL de solvente de eluição e quatro ciclos de aspiração/dispensação, resultando em recuperação de 73,49 ± 0,66%. O método desenvolvido apresentou seletividade adequada, faixa linear de 10 a 1000 ng mL⁻¹, coeficiente de correlação de 0,9985, limites de detecção e quantificação de 10 ng mL⁻¹ e precisão satisfatória. A avaliação pelo AGREEprep indicou pontuação global de 0,59, sugerindo perfil moderadamente verde.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1872495 - KEYLLER BASTOS BORGES
Interno - 1942302 - VICTOR AUGUSTO ARAUJO DE FREITAS
Externa à Instituição - REGINA MASSAKO TAKEUCHI - UFU
Notícia cadastrada em: 20/07/2026 07:35
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2026 - UFSJ - sigaa05.ufsj.edu.br.sigaa05