PPMEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Téléphone/Extension: (32) 3379-5923 http://www.ufsj.edu.br//ppmec
Présentation

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPMEC, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, em20 de novembro de 2008 e iniciou a primeira turma do mestrado em 01 de março de 2009. A disponibilidade de infraestrutura para o ensino e pesquisa dotada de amplo e adequado espaço físico, equipamentos modernos voltados aos estudos nas áreas de materiais e processos de fabricação, além de recursos humanos docentes de alto nível, têm atraído muitos jovens que disputam uma vaga no PPMEC. A formação pós-graduada destes egressos tem possibilitado não apenas a produção de maior conhecimento na área de Engenharia Mecânica, como também a inovação tecnológica de produtos e processos, o que indubitavelmente contribui para a descentralização, fixação regional de talentos e crescimento econômico da região do Campo das Vertentes, Zona da Mata e Alto Paraopeba de Minas Gerais. A primeira avaliação em 2010, referiu-se apenas ao período de 2009 – 2010 e pelo fato de o PPMEC não ter nenhuma dissertação defendida e nem publicações relevantes a alto impacto sua nota foi 3 considerando a nota mínima para a abertura de um programa pela CAPES. Desta forma, na primeira avaliação oficial de um período completo da CAPES, 2011 a 2013, o PPMEC recebeu nota 3. Após um trabalho intensode toda a equipe do PPMEC com foco na qualidade das dissertações, redução do tempo de defesa e busca pela divulgação dos resultados em revistas de alto fator de impacto, o PPMEC conseguiu a nota 4 no período de 2014 a 2016. O mestrado é destinado principalmente aos graduados com formação em Engenharia Mecânica, Produção, Materiais, Metalurgia, Mecatrônica e demais engenharias correlatas.

 

 

OBJETIVOS DO PROGRAMA


- Formar recursos humanos qualificados, professores e pesquisadores, em nível de pós-graduação, com foco no campo das Engenharias.

- Estimular a criação de um ambiente de pesquisa e pós-graduação no Campus Santo Antônio.

- Estimular os estudantes de graduação a aumentarem suas expertises nos campos das ciências dos materiais e processos de fabricação.

 

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO


- Profissionais aptos a desenvolverem estudos de novos produtos e processos na área de Engenharia Mecânica;

- Profissionais de alto nível, agentes multiplicadores em atividades de ensino, pesquisa e assistência na área de Engenharia Mecânica.

- Profissionais éticos, com capacidade intelectual e crítica no âmbito da Engenharia Mecânica.


Adresse Alternative


Coordination du Programme

  • - ARTUR MARIANO DE SOUSA MALAFAIA

    Téléphone: (32) 3379-5923

    Téléphone 2: Indisponible Pour le Moment

    Email: arturmalafaia@ufsj.edu.br - ppmec@ufsj.edu.br

  • - CARLOS HENRIQUE LAURO

    Téléphone: Indisponible Pour le Moment

    Téléphone 2: Indisponible Pour le Moment

    Email: carloslauro@ufsj.edu.br

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01