Apresentação

 

O Curso de Licenciatura em Filosofia, modalidade a distância, da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ – foi ofertado pela primeira vezem 2013, em 07 (sete) polos de EAD: Barroso - MG, Pompéu - MG, Votorantim - SP, Campo Belo - MG, Formiga - MG, Franca - SP e Boa Esperança - MG.


Em 2016, o curso foi novamente ofertado e encontra-se, atualmente, em fase de conclusão. Os polos que colaboraram e ainda colaboram na oferta do curso são 08 (oito): São João da Boa Vista - SP, Sabará - MG, Nova Serrana - MG, Franca - SP, Monte Sião - MG, Paraisópolis - MG, São Sebastião do Paraíso - MG e São José do Rio Preto - SP.


Em 2018, duas novas turmas iniciaram seu processo de formação e, conforme o prazo de integralização previsto, deverá concluí-la em 2021 com possibilidade de prorrogação do prazo por mais dois (02) anos ou quatro semestres (04). Os polos responsáveis pela oferta do curso são 10 (dez): Itamarandiba - MG, Francisco Sá - MG, Votorantim - SP, São João da Ponte - MG, Jaboticatubas - MG, Nova Serrana - MG, Franca - SP, Serrana - SP, Patos de Minas - MG e Timóteo - MG.


Desde então, atendendo a alterações das resoluções educacionais, nacionais e institucionais, o curso passou por reformulações e aprovou um novo Projeto Pedagógico de Curso – PPC – em 2019. A nova turma de 2021, portanto, inicia seus estudos sob as diretrizes de um PPC renovado que, considerando o processo de acompanhamento e avaliação constante do Colegiado do Curso e de seu Núcleo Docente Estruturante, estará, ao longo do percurso de execução, sujeito a mudanças e atualizações.


A nova turma do curso de Filosofia está distribuída em 09 (nove) polos, a saber: Botucatu - SP, São João da Boa Vista - SP, Barroso - MG, Votorantim - SP, Lagoa Santa - MG, Conselheiro Lafaiete - MG, Franca - SP, Timóteo - MG e Juiz de Fora - MG.

 

Na configuração atual, a carga horária total do curso está distribuída da seguinte maneira:

 

Distribuição da carga horária do curso

Carga horária

(horas)

Conteúdos específicos de formação

(inclui UC´s de formação Filosófica, Pedagógica e Estágios)

3.028
Trabalho de Conclusão de Curso 100
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais 200
Carga horária total 3.328 horas

 

Para o detalhamento referente às unidades curriculares e à distribuição periódica de oferta, verifiquem, nesta mesma aba a “Estrutura Curricular”, o “Fluxograma do curso” ou o “PPC completo”.


Uma última palavra importante a respeito do perfil do egresso de nosso curso: o que se pretende é a formação de um profissional em condições de analisar e interpretar a realidade que o cerca, bem como a conjuntura nacional e internacional, sob a ótica da Filosofia. Esse profissional deve possuir uma cultura humanística e técnica suficientemente ampla para dialogar com os jovens, com as crianças, as lideranças comunitárias e a população de modo geral, ensinando-os a problematizar, criticar e edificar interpretações acerca da realidade.

Coordenação do Programa: ROGERIO ANTONIO PICOLI

Telefone/Ramal: (32) 3379-5834/5834

E-mail: filosofia@nead.ufsj.edu.br

Título do Profissional: Licenciado Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: A Distância Endereço Alternativo: http://curso.nead.ufsj.edu.br/FIL/site/
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 29/01/2024 - 04/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 04/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04