Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (13.11)
Código: PGENF0005
Nome: ENSINO E PRÁTICA EM DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 28 h.
Carga Horária Prática: 32 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina é um espaço/momento de consolidação de conhecimentos específicos, pedagógicos e curriculares por parte dos alunos do Mestrado, por meio do desenvolvimento de conteúdos teóricos da ciência da educação e da prática pedagógica. O aprendizado ocorre por meio da participação efetiva dos alunos em todas as etapas necessárias para se ministrar uma disciplina. As atividades a serem desenvolvidas incluem o planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino aprendizado por meio do ensino e orientação de estudantes da graduação. As atribuições delegadas ao aluno deverão ser compatíveis com a experiência acadêmica do pós- graduando, de modo que o trabalho traga benefícios para o discente e o curso de graduação.
Referências: FREIRE, P. Educação e mudança. 34 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 112 p. BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 16 ed. Petropólis: Vozes, 2013. 344 p. BRUNER, J.S. Sobre a teoria da instrução. São Paulo: PH, 2006. 171 p FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. 224 p. FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 21.ed. São Paulo: Olho d`água, 2009. 127 p. MALAU-ADULI, Bunmi Sherifat et al. Improving assessment practice through cross-institutional collaboration: An exercise on the use of OSCEs. Medical Teacher.1-9, 2015. CYRINO, E.G, TORALLES-PEREIRA, M.L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizagem por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro: 20(3):780-8, 2004. FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos,17(2):421-431, 2010. HRYNCHAK,P.; BATTY, H. The educational theory basis of team-based learning. 34(10):796-801,2012. KHOGALI,S. Team-based learning: A practical guide: Guide Supplement 65.1 – Viewpoint1. 35( 2):163-165, 2013. MITRE, Sandra Minardi, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl. 2. SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Luca. (Orgs.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Disponível em: http://www.artigos.livrorea.net.br/wp- content/uploads/2012/05/REA-pretto.pdf TAKAHASHI, R.T., FERNANDES, M.F.P. Plano de aula: conceitos e metodologia. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo: 7(1):114-8,2004. ZEFERINO, Angélica Maria Bicudo; DOMINGUES, Rosângela Curvo Leite; AMARAL, Eliana. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Rev. bras. educ. méd;31(2):176-179, 2007.

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