Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 07 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (13.50)
Código: PPGMUSI0053
Nome: MÚSICA E DOCÊNCIA: IDENTIFICAÇÃO, FORMAÇÃO E CONTEXTOS DE ATUAÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aspectos que perpassam a docência em música analisados a partir da escolha da profissão, das políticas públicas para a formação e atuação docente e dos contextos de atuação profissional do educador musical.
Referências: ALMEIDA, Jéssica de; TEIXEIRA, Ziliane Lima de Oliveira. Formação do professor de música: contextos e interfaces. Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria, v. 48, 2023 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao Acesso em 16/07/25 BOTELHO, Liliana Pereira. O binômio formação/atuação profissional a partir do olhar do discente e do egresso do curso de licenciatura em música da UFSJ. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Diário Oficial da União, Brasília, 3 jun. 2024. Seção 1, p. 26-29. Disponível em https://portal.mec.gov.br/mais-educacao/30000-uncategorised/91191-resolucoes-cp-2024 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.  FIGUEIREDO, Sérgio; SCHAMBECK, Regina F.; SOARES, José. A formação do professor de música no Brasil. Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2014. Disponível em https://grupodepesquisamuse.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/04/ebook-a-formacao-do-professor-de-musica-no-brasil.pdf MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2018 PEREIRA, Marcos Vinícius M. O ensino superior e as licenciaturas em música – um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. Campo Grande: Editora UFMS, 2013.

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06 v4.2.9_s.366