Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (13.50)
Código: PPGMUSI0038
Nome: TÓPICOS EM PEDAGOGIA DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Desenvolvimento de uma compreensão crítica da pedagogia dos instrumentos musicais em diversos contextos socioculturais a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. As discussões contemplarão também a abordagem da temática na prática musical no âmbito geográfico regional da UFSJ.
Referências: BENEDITO, Celso José Rodrigues. O mestre de Filarmônica da Bahia: um educador musical. Tese de doutorado. Salvador: Programa de Pos- Graduação da Escola De Música da Universidade Federal Da Bahia. 2011. BORÉM, Fausto. Por uma unidade e diversidade da pedagogia da performance. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 45-54, mar. 2006. CHAGAS, Robson Miguel Saquett. Tradição e transformação nas práticas musicais da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Raposos/MG. Anais do SIMPOM, v. 4, n. 4, 2016. CERQUEIRA, Daniel Lemos. Proposta para um modelo de ensino e aprendizagem da performance musical. Opus, Goiânia, v. 15, n. 2, dez. 2009, p. 105-124. CERQUEIRA, Daniel Lemos. Levantamento de teses e dissertações sobre o ensino da performance musical – 2015. ENSAIO, 2015. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/283166867/Levantamento-de-Teses-e-Dissertacoes-sobre-o-E nsino-da-Performance-Musical-2015. Acesso em 2 mai. 2020. CERQUEIRA,D. L., ZORZAL, R. C. e ÁVILA, G. A. de. “Considerações sobre a aprendizagem da performance musical”. Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012. p.94‐109 COUTO, Ana Carolina N. Repensando o ensino de música universitário brasileiro: breve análise de uma trajetória de ganhos e perdas. Opus, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 233-256, jun. 2014. D’AVILA, Raul Costa. Odette Ernest Dias: discursos sobre uma perspectiva pedagógica da flauta. 239f. Tese. (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. FEICHAS, Heloisa. Diversity, Identity, and Learning Styles among Students in a Brazilian University. 2011. In: GREEN, Lucy. Learning, Teaching and Music Identity: Voices across Cultures. Indiana University Press. Bloomington, 2011, p 281-294. FREIRE, Vanda Bellard. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música. 2. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Associação Brasileira de Educação Musical, 2010. 302 p. GONÇALVES, Lilia Neves. Educar pela Música: um estudo sobre a criação e as concepções pedagógicas musicais dos Conservatórios Estaduais Mineiros na década de 50. Porto Alegre: UFRGS, 1993. 187f. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993. GREEN, Lucy. How popular musicians learn: a way ahead for music education. Ashgate Press: London, 2010. GREEN, Lucy. Learning, Teaching and Music Identity: Voices across Cultures. Bloomington: Indiana University Press, 2011. 319p MACDONALD, Raymond A. R.; HARGREAVES, David J.; MIELL, Dorothy. Musical Identities. Oxford: Oxford University Press, 2002 MERRIAM, Alan P. The Antropology of Music. Chicago: Northwestern University Press, 1964. 358 p. NEVES, Maria Teresa de Souza. O ensino de piano nos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais a partir do olhar de seus professores. Belo Horizonte. UFMG. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019 PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino superior em Música, colonialidade e currículos. Revista Brasileira de Educação,v. 25, e250054, 2020. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 32, p. 90-103, 2014. PIMENTEL, Maria Odília de Quadros. Traços de Percursos de Inserção Profissional: Um Estudo sobre Egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais. Porto Alegre: UFRGS, 2015. 185f. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015 REIS, Carla Silva. Trajetórias em Contraponto: uma abordagem microssociológica da formação superior em piano em duas universidades brasileiras. 309 f. Tese. (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014. Resende, F.M. A Orquestra Ribeiro Bastos de São João del-Rey - MG: prática e aprendizagem musical em uma tradição tricentenária. 2011. 252f. Dissertação de Mestrado, Programa de pós graduação em música, UFMG, Belo Horizonte, MG. TRAVASSOS, Elizabeth. Perfis culturais de estudantes de música. In: Actas Del IV Congreso Latinoamericano de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular. México, 2002. Disponível em: http://www.uc.cl/historia/iaspm/mexico/articulos/Travassos.pdf TRAVASSOS, Elizabeth. Redesenhando as fronteiras do gosto: estudantes de música e diversidade musical. Horiz. antropol. [online], vol.5, n.11, pp.119-144, 1999.

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