Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (13.07)
Código: PPGCF0064
Nome: ORGANISMOS MODELOS ALTERNATIVOS DE USO EM PESQUISA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresentar outros potenciais modelos animais que podem ser aplicados em estudos da área de saúde. Compreender os procedimentos básicos de cuidados e de manutenção de animais alternativos para pesquisa no laboratório. Conhecer as vantagens e as potenciais aplicações de outros modelos animais alternativos em pesquisa na área de saúde.
Referências: Sobre peixes: Clelland, E. and Peng, C., 2009. Endocrine/paracrine control of zebrafish ovarian development. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 312, p.42-52. Kimmel, C.B., Ballard, W.W., Kimmel, S.R., Ullmann, B. and Schilling, T.F., 1995. Stages of embryonic development of the zebrafish. Developmental Dynamics, v. 203, p.253-310. Lleras-Forero, L., Winkler, C., & Schulte-Merker, S. (2020). Zebrafish and medaka as models for biomedical research of bone diseases. Developmental biology, 457(2), 191-205. Schaaf, M.J.M., Chatzopoulou, A. and Spaink, H.P., 2009. The zebrafish as a model system for glucocorticoid receptor research. Comparative Biochemistry and Physiology Part A: Molecular & Integrative Physiology, v. 153, p.75-82. Singleman, C. and Holtzman, N.G., 2014. Growth and maturation in the zebrafish, Danio rerio: a staging tool for teaching and research. Zebrafish, v. 11, p.396-406. University of Otago, Zebrafish Facility. https://www.sciencenews.org/article/pigment-pas-de-deux-puts-stripes-zebrafish. Acesso em 22/10/2019. Sobre Artemias: http://aquariofilia-mario.blogspot.com/2009/06/artemia-salina-pequenos-truques-i.html https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/artemia-salina-alimento-viavel-na-criacao-de-peixes-ornamentais Laboratório de Biologia e Meio Ambiente: http://labbioeducacaoambiental.blogspot.com/2012/03/pratica-03-parte-2-observacao.html; Acessado em 22/10/2019. VAN STAPPEN, G. Introduction, biology and ecology of Artemia. In: LAVENS, P.; SORGELOOS, P. (Eds). Manual on the Production and  Use of Live Food for Aquaculture. FAO Fisheries Technical Paper, 295p. - Burtis, C.A.; Ashwood, E.R.; Bruns, D.E. Tietz Fundamentos de Química Clínica. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. - Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes, 2017 - 2018. - KDIGO 2012 Clinical Practice Guideline for the Evaluation and Management of Chronic Kidney Disease. Kidney International Supplements. v 3(1), 2013. - Ministério da Saúde. Diretrizes Clínicas para o cuidado ao paciente com doença renal crônica- DRC no Sistema Único de Saúde. 2014. - Porto JR et al. Evaluation of renal function in chronic kidney disease. RBAC. v 49(1), p 26-35, 2017. - Posicionamento Oficial Tripartite no 01/2016 SBD / SBEM / SBN Prevenção, Diagnóstico e Conduta Terapêutica na Doença Renal do Diabetes. 2016. - Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) : realização de exames em urina. Barueri, SP : Manole, 2017. - Sociedade Brasileira de Cardiologia. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. v 107(3), 2016. - Strasinger, S.K; Lorenzo, M.S.D. Urinálise e Fluidos Corporais. 5a ed. São Paulo: Editora LMP (Livraria Médica Paulista), 2009. Número de Chamada: 612.461.17 S897u.

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