Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (13.11)
Código: PGENF2004
Nome: ENSINO E PRÁTICA EM DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo dos aspectos históricos e conceituais da educação, com foco no processo de ensino e aprendizagem, que envolve desde a concepção de processo educativo, as principais teorias embasadoras da ação docente, bem como as aplicações no ensino na área da Saúde. Envolve aspectos específicos da formação docente, desde aspectos do aprendiz, do professor, da gestão escolar e estratégias para atuação. A avaliação como ponto estrutural do processo e o uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino. Preparo do estudante para realização do Estágio de Iniciação à Docência. A disciplina é um espaço/momento de consolidação de conhecimentos específicos, pedagógicos e curriculares por parte dos alunos do Mestrado, por meio do desenvolvimento de conteúdos teóricos da Ciência da Educação e da prática pedagógica.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1. FREIRE, P. Educação e mudança. 34 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 112 p. 2. BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 16 ed. Petropólis: Vozes, 2013. 344 p. 3. BRUNER, J.S. Sobre a teoria da instrução. São Paulo: PH, 2006. 171 p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. 224 p. 2. FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 21.ed. São Paulo: Olho d`água, 2009. 127 p. 3. MALAU-ADULI, Bunmi Sherifat et al. Improving assessment practice through crossinstitutional collaboration: An exercise on the use of OSCEs. Medical Teacher.1-9, 2015. 4. CYRINO, E.G, TORALLES-PEREIRA, M.L. Trabalhando com estratégias de ensinoaprendizagem por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro: 20(3):780-8, 2004. 5. FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos,17(2):421-431, 2010. 6. GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2008. 7. HRYNCHAK,P.; BATTY, H.The educational theory basis of team-based learning. 34(10):796- 801,2012. 8. KHOGALI,S. Team-based learning: A practical guide: Guide Supplement 65.1 – Viewpoint1. 35( 2):163-165, 2013. 9. LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1994. 10. MITRE, Sandra Minardi, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl. 2. 19 11. SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Luca. (Orgs.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Disponível em: http://www.artigos.livrorea.net.br/wp-content/uploads/2012/05/REA-pretto.pdf 12. TAKAHASHI, R.T., FERNANDES, M.F.P. Plano de aula: conceitos e metodologia. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo: 7(1):114-8,2004. 13. TRINDADE, Maria Ângela Bianconcini (Org.). As Tecnologias da Informação (TIC) no desenvolvimento de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: http://www.educacaoadistancia.blog.br/ebook/Livro_EAD_completo.pdf

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02 v4.2.9_s.236